Ligia Schincariol


Numerologia:: O significado de cada número essencial

O número 1, nas tradições dos mistérios maiores simboliza a unidade presente (inconsciente) em cada um de nós. Seu nome ou caminho de perfeição sempre foi apontado pelos antigos, como: Eu Sou, Alef, Vida, Energia, Consciência, Adão, Adi, Mago, Filho, Unidade, Rei, Altíssimo, Melki-Tsedek, Mundo das Causas, etc.

O número 1 também tem seu significado nos mistérios menores: Originalidade, Criatividade, Vontade, Atividade, Liderança, Ser Lógico, Independente, Objetivo, Prático, Pionerismo, Afirmativo, Iniciativa, Idealista, Enérgico, etc.

O número 2 representa a divisão dos sexos, queda, discernimento, polaridade, possuidor da luz, prometeu, portal, tempo-espaço, feminino, eva, passividade, Mundo das Leis, lunar, Joana D´Arc, papisa, delicadeza, diplomacia, inquieto, intuitivo, sentimental, misterioso, emotivo, duvidoso, artístico, temporal, mãe, filha, divina, etc.

O número 3 representa o princípio manifestado, Espírito, A Trindade de todas as tradições, o triângulo equilátero, o Verbo Solar, Mundo dos Efeitos, três mundos, Imperatriz, três esferas, o Sol do Pai-Mãe-Filho, equilíbrio universal, a palavra pensada, dita, Lei Maior, expressão, comunicação, escrever, falar, representar, harmonioso, simpático, alegre, pintura, teatro, sensibilidade, clareza, paz, entendimento, harmonioso, intelectual, tranquilidade, etc.

O número 4 é o nome de "Deus" em diversas tradições, entre os Assírio: Adad; Egípcio: Amun; Persa: Syre; Grego: Theo; Alemão: Gott; Francês: Dieu; Arabe; Alah, o quadrado, a matéria, a forma, o império, o Espírito entrando na matéria, simbolizando o trabalho, o sacrifício (3x4=12), caminho do homem, planeta terra, domínio, as 4 estações, as 4 faces da lua, os 4 elementos, os 4 pontos cardeais, a cruz do mundo, o animal, a esfinge, os 4 veículos que formam a personalidade humana, os quatro temperamentos, os 4 símbolos da matemática, os 4 reinos, atividade constante, persistência, os esforços contínuos, o método, a praticidade, o trabalho, a virtude, os quatro veículos inferiores que compõem a formação oculta do homem: Físico, Vital, Emocional, Mental, 4 planos, etc.

O número 5 representa o Androgenismo, Portal de Acesso, Cruzeiro do Sul, Vênus, Anjos, Espiritual, Mental Abstrato, Verdadeiro, Integração, Vitórioso, 5 Sistema Evolucional, o Polegar, Encontro com a Alma Gêmea, Cristus na Cruz, etc.

No Taro, Toráh, Thot, o Arcano 5 é o Papa. Diante do Sacerdote encontra-se dois seres ajuelhados, simbolizando o veículo mental e emocional da personalidade (alma) humana. Vendo-o assim, penso que a alma encontra-se em equilíbrio; pronta para entrar em contato com o seu Eu Superior, Seu Verdadeiro Sacerdote, tão procurado em todas às épocas. Representa o reencontro com a consciência Divina, a bem aventurança, a casa do Pai, a câmara secreta ou com aquilo que os profanos não podem ver, nem sentir, é a natureza original do homem: Ser Divino Novamente pela realização do número seguinte.

O número 6 representa a Integração dos quatro veículos inferiores (matéria) que formam a personalidade humana: Físico, Vital, Emocional, Mental (símbolo X): 3x4=12 (espírito X matéria). Seis é número do Iniciado nos Mistérios Maiores, é o número do Amor-Sabedoria, da Glória, etc. O candidato à iniciação maior pode realizar o número 6 aprimorando sua cultura e caráter. Assim, recebe as 12 chaves para trabalhar as 12 petálas do chakra cardíaco, a fim de vencer os doze caminhos e dar condições para o seu Sol Interior (Coração entre as 12 colunas dorsais) ser semelhante ao Sol exterior. Integração Sim !

No sentido "amplo" da palavra, o número 6 encerra o Mistério da Unidade, da consciência, do ligares na terra e o ligares no céu, da mão Solar, daquilo que está em cima com aquilo que está embaixo, não havendo mais separação entre terrestre-celeste no seu entendimento. Um caminho difícil de ser trilhado mas, que representa o padrão evolutivo do quarto sistema de evolução (reino hominal). Portanto, já existe latente em nós as virtudes do número seis, tais como: Sentimentos de Amor, Fraternidade, Pax, a Incansável busca de Deus, responsabilidade, teimosia, disposição, dar e ser conselheiro, ser sonhador, magnetismo, atração, simpatia, amizade, beleza, pureza, sensibilidade, companherismo, compaixão, acolhedor, Mãe, etc. Não devemos esquecer, é claro, muitos valores ainda precisam ser despertados, para participarmos mais consciente do novo ciclo, reino, etc.

O número 7 representa Atmãm, o dono da carruagem, o carro de Ezequiel, a Mercavah Celeste, o Ken dos Taoistas, a Montanha, o rosto humano feito a "imagem e semelhança de Deus". Sê o número 7 for representado por um X, temos então o nome cabalístico de Zain, que na realização deste número, representará o homem que uniu o Mundo Divino com o Mundo Humano. Daí a montanha ser o palco da realização espiritual de vários seres que vieram à terra cumprir esta missão, que como eremitas, Manus, Avataras, caminhantes, peregrinos, mostraram possuir a luz do conhecimento e da sabedoria das idades: "Senhores de si mesmo e de seu próprio destino".

Sete é o número perfeito, que na representação geométrica pode ser simbolizado por um triângulo sob o quadrado (espírito anima a matéria), pelas casinhas que as crianças fazem em seus primeiros desenhos, das construções de pirâmedes, etc. Platão dizia: No sétimo dia foi criada a "alma do mundo": (Adam Kadmon)

Talvez faria um grande livro falando apenas do número 7. Apresentar tal número sempre foi uma grande satisfação, pois sete é o número que inspira e eleva o ser na sua qualidade maior. Seus valores resumidos são: Perfeição, Concentração, Dharana, Integridade, Intuitivo, Individualista, Mental Superior, Ser, Especulativo, Meditativo, Inteligente, Científico, Espiritual, Superior, etc, etc, etc.

O número 8 representa o que permanece em equilíbrio: A Justiça ! Na mitologia egípcia, Anubis é a representação máxima do número 8. Anubis (saturno) faz o julgamento dos mortos através de uma enorme balança, onde, num dos pratos, é colocado o coração do iniciado, do outro, encontra-se uma pena. Este simbolismo, indica, para o bom iniciado, que o coração não pode pessar mais que uma pena, daí a importância da pureza em nossa evolução. Compreende-se que a evolução do homem (quadrado) se dá no momento em que ele completa 28 anos (4x7=28). Observamos então o mistério do número 28 (4x7) = 2 (polaridade-equilíbrio), 8 (justiça-julgamento) que, curiosamente, é o ciclo de saturno. No aspecto da evolução da alma, 2 representa a polaridade entre emoção e a mente (alma), 8, a consciência (espírito) que julga estes veículos, etc. Poderei salvar símbolos de "n" tradições que nos fala do número 8 (julgamento), bem como, espelhar a bem-aventurança que este número representa para nossa evolução (matéria-espírito), mas, me limito em recordar apenas alguns: a terceira visão (7+1=8), o chakra Vibhuti (8 pétalas-oitavo chakra) mencionado pelos hindus, o oitavo continente (Atlântida) mencionado pelos antigos, etc.

É válido salvar também o óctuplo (sânsc. ashtanga-marga) caminhos de Budha (correspondente ao chakra vishuddha), que é o conjunto de atitudes que levam à extinção completa do sofrimento, este são: Visão correta (samyak-drishti); Intenção correta (samyak-samkalpa); Fala correta (samyak-vach); Ação correta (samyak-karmata); Meio de vida correto (samyak-ajiva); Esforço correto (samyak-vyayama); Atenção correta (samyak-smiriti); Concentração correta (samyak-samadhi).

As habilidades "comuns" do número 8 são: Administração, Organização, Finanças e Justiça. Meios de realização: Associação do esforço, Cooperação da técnica e Repartição da Justiça. Para dispor desses meios, deve subordinar toda a sua vida à PRUDÊNCIA, saber aplicar a sua mente ao trabalho organizado, renovar e expandir, pela ciência, as facilidades materiais da vida, etc. Do profissional: Terá sucesso como juiz, advogado, banqueiro, assessor financeiro, engenheiro, corretor, seletor de pessoal, cirurgião, no atletismo, propriedades, publicações, altos cargos públicos, enfim, em negócios em geral.

O número 9 representa Sabedoria (Pai-Mãe-Filho x 3=9) é a sintese de todos os números. Seu prêmio pode representar algo elevado para o homem: A Coroa do Rei do Mundo ! As pessoas que têm este número em alguma parte do tratado, são pessoas ligadas a grandes movimentos importantes, bem como, Fraternidades Universais, G.O.M., certamente, com uma "Missão" elevada: a de cumprir o mistério do número 9.






Receba diariamente as notícias em seu email:

Delivered by FeedBurner









Desenvolvido por Danilo Rodrigues
Design por Dimy Design&Motion Graphics
© 2014 Ligia Schincariol - Todos os direitos reservados